Ecola Municipal de Ensino Fundamental Antero Xavier.

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antero Xavier, localizada no Loreto, 3º distrito do nosso município, foi fundada em julho de 1950, recebendo o nome de Escola Antero Xavier Nº 1 e tendo como patrono o Sr. Antero Inácio Xavier, cidadão este que doou recursos para a compra do terreno e construção do prédio onde funciona a Escola

EVOLUÇÃO DA ESCOLA
 Foto do 1ª prédio da escola.

Foto de quando foi implantado o Posto da CRT.

Escola em 2002

Escola em 2012

Inicialmente a escola funcionava em apenas uma sala de aula e atendia alunos de 1ª a 5ª série, tendo como primeira professora a Sra Diva Pillar Rosa. No ano de 1975 o prédio foi ampliado, passando a funcionar em três salas de aula, onde eram atendidos alunos de 1ª a 6ª série. Em 1987 houve nova ampliação do prédio e a clientela atendida passou a ser de 1ª a 7ª série e, em 1988 a escola teve sua 1ª turma de formandos de 8ª série.

                               1º TURMA DE FORMANDOS DE 8ª SÉRIE
 Em ordem da esquerda para a direita: Sérgio Vanderci Vargas Rodrigues, Luciano Brum Silveira, Luiz Arnildo Soares Martins, Marion da Cruz dos Santos, Silvia Nara da Luz Rodrigues, Wilson Pereira Dubal, José Antônio Soares de Oliveira, Paulo Adriano Silveira Flores, Antonio Paulo Cogo Carvalho e Pedro Valdoir Machado Martins.

            Hoje a escola atende 142 alunos de 1º ano a 8ª série das distintas localidades: sede, 28, Dois Irmãos, Belém, Picada dos Farrapos e a Glória, onde são transportados gratuitamente pela prefeitura.
Os nossos alunos contam com o trabalho e dedicação de 14 professores, 4 funcionários, 5 motoristas e direção da Professora Beatriz Hahn da Costa.


FORAM DIRETORES DA ESCOLA ANTERO XAVIER:


Administração Paulo Roberto Deon (1977-1982)- José Luiz Minetti Pinto
Administração José Antônio Vidal Prestes (1983-1988)- José Luiz Minetti Pinto
Administração Paulo Roberto Deon (1989-1992)- José Luiz Minetti Pinto
Administração Fernando Teixeira Paim (1993-1996)- Artidor Turchiello
Administração Maria Beatriz Cecconi Deon (1997-2000)- José Luiz Cechella 
Administração Fernando Teixeira Paim (2001-2004)- Rosmarí Mossi Bissaco 


Em ordem da esquerda para direita: José Luiz Minetti Pinto, José Luiz Cechella, Artidor Turchiello, Rosmarí Mossi Bissaco.


Anteriormente não tinha designação específica para o cargo de Direção, mas sempre teve uma professora responsável pela organização e coordenação da escola. Não temos as datas precisas desta época, pois não encontramos registros na escola. Se alguém tiver mais alguma informação a respeito do período anterior a 1977, por favor entre em contato conosco pelo e-mail da escola: antero1335@hotmail.com


DIREÇÃO ATUAL DA ESCOLA ANTERO XAVIER: 

Administração Jorge Valdeni Martins (2005-2012)- Beatriz Hahn da Costa 



A escola realiza atividades culturais, promovendo a integração da comunidade com a escola, como a Festa Junina e a Semana Farroupilha.           
           Divulguemos também o nosso trabalho cooperativismo em parceria com o Sicredi, através do programa “União Faz a Vida”.